:: Convite para sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de Sara Jorge e Silva ::
Data de Publicação: 23/06/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação:

 

"Síntese de Controladores PI com Desacoplador para Controle de Sistemas Multivariáveis não Quadrados"

 

 

MESTRANDO: Sara Jorge e Silva

 

 

 BANCA EXAMINADORA:

 

Prof. Dr. Eduardo Nunes Gonçalves – CEFET-MG (Orientador)

Prof. Dr. Erivelton Geraldo Nepomuceno – UFSJ

Prof. Dr. Victor Costa da Silva Campos – UFOP

 


                         

LOCAL:

CEFET-MG – Campus II . - Auditório do Prédio 19

 

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira, Belo Horizonte - MG

 

DATA:

03 de Julho de 2017 – Segunda -feira

HORÁRIO:

09:00 horas

 

RESUMO


É comum que processos industriais sejam multivariáveis e, por isso, é justificada a necessidade de se projetar e implementar sistemas de controle para esses processos. É bem conhecido que nem todos os processos multivariáveis apresentam o mesmo número de entradas e saídas. Sistemas em que o número de variáveis de entrada é diferente do número de variáveis de saída são conhecidos como sistemas não quadrados. Para os processos multivariáveis com interações elevadas entre a malhas de controle ou que exigem um controle mais rigoroso, sistemas de controle com desacopladores são muitas vezes empregados. Inicialmente, busca-se eliminar os efeitos indesejáveis das interações entre malhas através dos desacopladores, para depois se projetar os controladores individuais. Neste trabalho, será investigado o uso de um algoritmo de otimização não linear para a síntese de sistemas de controle PI com desacoplador, considerando múltiplos objetivos de controle, para ser aplicado à sistemas multivariáveis não quadrados com múltiplos atrasos de tempo. A principal estratégia da metodologia de projeto considerada é considerar como uma das funções objetivo do problema de otimização a aproximação de um modelo de referência em malha fechada que garante as especificações das respostas transitórias das múltiplas malhas de controle como também o desacoplamento entre as mesmas. Adicionalmente podem ser incluídas, de acordo com o problema sendo tratado, outras funções objetivo relativas ao esforço de controle, rejeição de perturbações e/ou atenuação de ruídos de medição. É adotado neste trabalho o algoritmo Evolução Diferencial para a solução do problema de otimização não linear multi-objetivo. Será demonstrado, através de exemplos, que a metodologia proposta de síntese de controladores PI com desacoplador para sistemas multivariáveis não quadrados pode apresentar melhores resultados que outros métodos já publicados para lidar com mesmo tipo de problema.

 

Palavras-chave – controle multivariável, sistemas não quadrados, controle desacoplador



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG