:: Convite para sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de Pedro Henrique da Cruz Santos ::
Data de Publicação: 26/06/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação:

 

"Recapacitação Não Convencional de Linhas Aéreas de Transmissão"

 

 

MESTRANDO: Pedro Henrique da Cruz Santos

 

 

 BANCA EXAMINADORA:

 

Prof. Dr. Márcio Matias Afonso – CEFET-MG (Orientador)

Prof. Dr. Leônidas Chaves de Resende – UFSJ

Prof. Dr. João Antônio de Vasconcelos – UFMG

 


                         

LOCAL:

CEFET-MG – Campus II . - Auditório do Prédio 19

 

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira, Belo Horizonte - MG

 

DATA:

06 de Julho de 2017 – Quinta -feira

HORÁRIO:

10:00 horas

 

RESUMO

O aumento da demanda de energia elétrica, realidade experimentada por muitos países, e os diversos desafios relacionados ao aspectos econômicos, ambientais e sociais requisitam a inovação tecnológica aplicada aos sistemas de transmissão de energia elétrica. O desenvolvimento de novas tecnologias visa explorar características menos conservadoras na concepção de novas linhas e na adequação de linhas existentes. Dentro deste contexto, muitos estudos foram realizados a fim de desenvolver técnicas de recapacitação de linhas de transmissão. Estas técnicas, além de melhorar o desempenho operacional da linha e aumentar a sua capacidade de transmissão, buscam atender os diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais. O presente trabalho apresenta um estudo mais específico direcionado às técnicas de recapacitação não convencionais conhecidas como Feixe Expandido e Compactação de Linhas, cujo principal objetivo é maximizar a potência característica das linhas por meio da adequação dos seus parâmetros elétricos. Essa adequação é alcançada pela otimização da configuração geométrica dos condutores da linha. Dessa forma, esse trabalho propõe uma metodologia e desenvolve uma ferramenta computacional para a otimização de linhas de transmissão aéreas, considerando novas concepções construtivas para os feixes de condutores. Diversos aspectos podem ser incorporados nos processos de otimização, desde que sejam quantificados sob a forma de custos ou sejam traduzidos por restrições. Assim, a ferramenta aqui desenvolvida busca maximizar a potência característica e minimizar os campos elétrico e magnético ao nível do solo, sem violar as restrições geométricas e as restrições impostas pelo Efeito Corona. Além disso, utiliza-se como estratégia de otimização o conceito de otimilidade de Pareto e os métodos populacionais. Finalmente, o programa aqui desenvolvido, além de calcular e otimizar a potência característica e os campos ao nível do solo, permite computar o campo elétrico na superfície dos condutores, o campo elétrico máximo admissível e a perda de potência por Efeito Corona.

 

Palavras-chave – Linhas de Transmissão, Feixe Expandido, Compactação de LTs, Otimização.



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG