:: Convite para sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de MICHELLE BARBOSA GUIMARÃES ::
Data de Publicação: 06/07/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação:

 

 

             "Análises de Precisão, Estabilidade e Dispersão Numérica nos Métodos Implícitos de Diferenças Finitas no Domínio do Tempo"

 

 

MESTRANDA: Michelle Barbaosa Guimarães

 

 

 BANCA EXAMINADORA:

 

Prof. Dr. Sandro Trindade Mordente Gonçalves – CEFET-MG (Orientador) 

Prof. Dr. Gláucio Lopes Ramos  – UFSJ

Prof. Dr. Cássio Gonçalves do Rego – UFMG

 

                 

LOCAL:

CEFET-MG – Campus II . - Auditório do Prédio Principal

 

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira, Belo Horizonte - MG

 

DATA:

07 de Julho de 2017 – Sexta -feira

HORÁRIO:

14:00 horas

 

 

RESUMO

 

O método de diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) tem sido amplamente utilizado para análises de propagação de ondas e de dispositivos eletromagnéticos como antenas, guias de ondas e cavidades por ter como característica a simplicidade de implementação, robustez e eficiência em sistemas de banda larga. Contudo, o método FDTD apresenta como desvantagem a limitação da condição de estabilidade de Courant-Friedrich-Levy (CFL) que relaciona um valor máximo a ser utilizando no passo de tempo. Diante dessa limitação, esse trabalho apresenta um estudo dos métodos de diferenças finitas no domínio do tempo implícitos que são incondicionalmente estáveis. É realizado um estudo em relação à precisão, estabilidade e custo computacional dos métodos implícitos FDTD-ADI (Alternating Direction Implicit) e FDTD-LOD (Locally One Dimension). A análise dos métodos incondicionalmente estáveis envolve a solução de um sistema matricial e essa solução pode interferir na estabilidade e precisão dos valores dos campos elétricos. Nesse trabalho é realizado um comparativo de diversos métodos numéricos utilizados para solucionar o sistema matricial dos métodos incondicionalmente estáveis. Esse comparativo é realizado em aplicações envolvendo cavidades eletromagnéticas com condição de contorno PEC (Perfect Electric Conductor). A aplicação da condição de contorno PEC eficiente é estudada e abordada de forma a manter a solução estável e com maior precisão. O trabalho também apresenta o desenvolvimento do método FDTD-ADI na análise dos campos elétricos em uma esfera dielétrica e metálica em que a condição absorvente Mur é utilizada na fronteira do domínio computacional.

Palavras chaves: Métodos numéricos, FDTD-ADI, FDTD-LOD, Sistema tridiagonais, métodos FDTD Implícitos.


      

 



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG