:: Convite para sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de Fernando Sebastião da Silva ::
Data de Publicação: 12/08/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação:

 

 

             " Métodos Para Avaliar a Confiabilidade Estrutural de Sistemas de Subtransmissão de Energia Integrado à Distribuição"

 

 

MESTRANDO: Fernando Sebastião da Silva

 

 BANCA EXAMINADORA:

 Prof. Dr. Eduardo Gonzaga da Silveira - CEFET (Orientador)

Prof. Dr. Luiz Carlos do Nascimento  – UFSJ (Coorientador)

Prof. Dr. Luiz Antônio da Fonseca Manso – UFSJ

Eng. Dr. Cleber Esteves Sacramento – CEMIG

 

            

LOCAL:

CEFET-MG – Campus II . - Auditório do Prédio 19

 

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira, Belo Horizonte - MG

 

DATA:

17 de Agosto de 2017 – Quinta -feira

HORÁRIO:

13:30 horas

 

 

 

RESUMO

Esta dissertação discorre sobre a aplicação de um método para estimar a confiabilidade estrutural dos sistemas de subtransmissão de energia elétrica. Este método avalia a confiabilidade não somente pelos registros históricos de desempenho do sistema, que são influenciados por variáveis como o clima e quantidade de intervenções programadas, mas principalmente pelas características estruturais típicas do sistema avaliado. Os caminhos mínimos e os conjuntos de corte mínimo do sistema elétrico de potência (SEP) são determinados. Os dados são tratados, sendo avaliadas as durações totais de interrupções, para cortes de 1a a 2a ordem, no período de um ano. São consideradas as taxas de falhas das linhas e transformadores, estratificadas de acordo com o material construtivo das torres e nível de tensão destes equipamentos. Também são usados os tempos médios de manobra e reparo, e a capacidade de carga dos elementos não afetados por um evento de falha. Um sistema de teste IEEE – RBTS Barra 4 e um sistema característico da subtransmissão são avaliados em duas etapas. Inicialmente, a metodologia proposta é validada através da comparação dos resultados dos índices de confiabilidade sistêmicos obtidos da aplicação do método sobre o sistema de teste. Em seguida a confiabilidade do sistema de subtransmissão é estimada levando em consideração as suas características estruturais e os recursos disponíveis para transferências de cargas entre as subestações. Após as simulações, um ranking de confiabilidade das estruturas que compõem a subtransmissão é estabelecido, tendo como principal índice o DEC Estrutural. Para as que estão abaixo da meta estabelecida, são propostas obras de melhoria e mais uma vez o sistema é avaliado, sendo incluídas no portifólio de obras somente as alternativas que conciliarem um aumento da confiabilidade sistêmica com um menor custo global. Nesta questão a metodología proposta supera os métodos convencionais de planejamento, pois permite avaliar estruturas que ainda não existem, ou seja, planejadas. Neste contexto não é possível utilizar somente dados históricos de desempenho, pois é necessário estimar a disponibilidade futura.

 

Palavras-chave:  Confiabilidade da Subtransmissão, DEC Estrutural, Integração com a Distribuição, Transferência via Média Tensão.

 



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG