:: Convite para sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de Leandro Cristiano Gomes ::
Data de Publicação: 31/12/1969
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação:

 

Previsão de Consumo Energético e da Curva de Demanda de um Edifício Público Utilizando Ferramentas de Inteligência Computacional

 


Mestrando
: Leandro Cristiano Gomes

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Prof.ª. Drª. Patricia Romeiro da Silva – CEFET-MG (Orientadora)

Prof. Dr. Maury Meirelles Gouvêa Júnior – PUC-MG

 

Prof. Dr. Eduardo Gonzaga da Silveira – CEFET-MG

 

Data: 01 de Setembro - Sexta - Feira.

Horário: 14 horas

Local: CEFET-MG – Campus II  - Auditório do Prédio 19

             
 

Resumo:

Recentemente, no setor elétrico tem ocorrido desenvolvimentos tecnológicos que contribuem para a sua modernização, segurança e qualidade. Toda a automação, coleta de dados e seu processamento em todo o sistema, desde a geração, transmissão e distribuição de energia, vem sendo trabalhada dentro do conceito de Smart Grid, onde há o surgimento de novos equipamentos, para a proteção, controle e medição de energia. Medidores inteligentes estão sendo desenvolvidos para atender esse novo conceito de distribuição de energia, não medindo apenas a energia fornecida pelas concessionárias para o consumidor, mas também aquela gerada pelo consumidor e fornecida ao sistema admitindo a existência de um fluxo bidirecional de energia.

A quantidade de dados gerados por estes medidores e armazenados em banco de dados aumentará consideravelmente após a instalação em escala. Estes dados contêm informações relevantes que, mesmo já sendo armazenados, ainda não são processados, por falta de estudos e pesquisas nessa área.

Este trabalho propõe uma metodologia para processamento desses dados, utilizando ferramentas de inteligência computacional, com o objetivo se extrair informações relevantes para o desenvolvimento de novos serviços para consumidores e geradores de energia. Apresenta-se uma metodologia para a estimação do consumo energético e da curva de demanda de um edifício público, visando auxiliar o consumidor, a concessionária e o setor energético no nível de planejamento e tomadas de decisões futuras.

Para exemplificar e validar a metodologia proposta foram utilizadas as ferramentas de inteligência computacionais. Sendo demonstradas suas características, configurações e comparações entre desempenhos dos diferentes algoritmos utilizados, destacando-se o uso da Lógica Fuzzy e das Redes Neurais Artificiais, também são descritos neste trabalho.

Resultados promissores foram conseguidos com a metodologia descrita, demonstrando a eficiência dos métodos e dos algoritmos apresentados neste trabalho e também servindo como base para futuros estudos nessa área de estimação de energia utilizada pelos diferentes tipos de consumidores.

Palavras-chave: Processamento de Dados, Inteligência Computacional, Estimação de Consumo.

 



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG