:: Linhas de Pesquisa ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa


O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) possui duas áreas de concentração: ''Sistemas Elétricos - SE'' e ''Modelagem e Controle de Sistemas - MCS''.

Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência - POSEP

  • Caracterização: Elaboração de modelos determinísticos e probabilísticos, destinados ao planejamento e à operação de sistemas de energia elétrica. No planejamento destaca-se o desenvolvimento de ferramentas computacionais, baseadas principalmente em simulação Monte Carlo, visando auxiliar a consideração de incertezas, e o emprego de metaheurísticas no processo de busca do plano ótimo. Quanto à operação prioriza-se o desenvolvimento de ferramentas analíticas e computacionais para avaliação da segurança do sistema. Especial atenção é dedicada ao estudo de índices voltados para avaliação da capacidade de transmissão de potência nas linhas e da capacidade de injeção de potência nas barras dos sistemas elétricos.
  • Docentes Envolvidos:
  • Grupo de Pesquisa:

Eletromagnetismo Aplicado - EA

  • Caracterização: Caracterização: Modelagem física e matemática de fenômenos e dispositivos eletromagnéticos por meio da teoria eletromagnética. Aplicação de métodos numéricos para solucionar problemas e projetar equipamentos eletromagnéticos. As principais técnicas numéricas utilizadas são os Métodos de Diferenças Finitas no Domínio do Tempo, Elementos Finitos, Equações Integrais e Método dos Momentos. Atualmente, os principais estudos e pesquisas referem-se a soluções de problemas de aterramentos elétricos, transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos (principalmente os associados às descargas atmosféricas).
  • Docentes Envolvidos:
  • Grupo de Pesquisa:

Análise e Modelagem de Sistemas - AMS

  • Caracterização: 1) Analisar sistemas dinâmicos não-lineares para descrição e validação. 2) Desenvolver modelos para sistemas e processos em geral e aplicações em controle. 3) Usar representações não-lineares: NARMAX, redes neurais, sistemas nebulosos, modelo baseado em indivíduos (MBI). 4) Aplicar otimização estocástica e multiobjetivo na identificação de sistemas. 5) Sistemas de interesse: eletrônicos, mecatrônicos; elétricos de potência; eletromagnéticos, biológicos, econômicos, sociais e epidemiológicos.
  • Docentes Envolvidos:


Sistemas de Controle - SC

  • Caracterização:Desenvolvimento de projetos de controladores, desde a escolha das variáveis manipuladas, estratégias de controle, até a otimização dos parâmetros do controlador. Análise e síntese de sistemas de controle robusto considerando sistemas lineares ou não lineares, incertos, e multivariáveis, variáveis ou não no tempo. Desenvolvimento e aplicação de algoritmos de otimização para obtenção de melhores soluções em todas as fases do projeto de um sistema de controle. Na síntese de controladores serão considerados diferentes critérios de desempenho tais como alocação regional de autovalores, custos garantidos H-dois ou H-infinito. São utilizadas diferentes estratégias de síntese, incluindo desigualdades matriciais lineares (LMIs), otimização multiobjetivo, abordagens de otimização global e não-convexa e técnicas de inteligência computacional tais como a computação evolutiva e lógica fuzzy.
  • Docentes Envolvidos:

 



Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 - Telefone: +55 (31) 3319-6736  Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@dppg.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG