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CEFET-MG

ORIENTAÇÕES PARA A MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2025 – Veteranos Doutorado, Veteranos Mestrado, Calouros Regulares Mestrado e Alunos Especiais.

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Última modificação: Terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

MATRÍCULA DE VETERANOS REGULARES DO DOUTORADO

Enviar o Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares do Doutorado.
Clique aqui para acessar o Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares do curso de DOUTORADO.
ATENÇÃO: As disciplinas e atividades que os alunos solicitarão matrículas devem ser acordadas com o orientador. Este documento deve ser enviado em arquivo PDF.
Período: 17/02/2025 a 22/02/2025

MATRÍCULA DE VETERANOS REGULARES DO MESTRADO

Enviar o Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares do Mestrado; (clique aqui) .
ATENÇÃO: As disciplinas e atividades que os alunos solicitarão matrículas devem ser acordadas com o orientador. Este documento deve ser enviado em arquivo PDF.
Período: 17/02/2025 a 22/02/2025

MATRÍCULA DE CALOUROS REGULARES DO MESTRADO

Será realizada em duas etapas:

Etapa 1) Envio para o email ppgel@cefetmg.br da seguinte documentação de matrícula:

a) Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares do Mestrado; (clique aqui)
ATENÇÃO: As disciplinas que os alunos solicitarão matrículas devem ser acordadas com o orientador. Este documento deve ser enviado em arquivo PDF separado dos outros documentos. Nomear o arquivo como “formulário”

b) Termo de Cessão de Direitos Autorais e de Propriedade Intelectual em favor do CEFET-MG, referente aos produtos decorrentes do projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o Curso, devidamente preenchido e assinado; (clique aqui)

c) Documento de identidade com foto válido, CPF e título de eleitor;

d) Certidão de nascimento;

e) Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica;

 f) Diploma de graduação ou documento equivalente ou, ainda, de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes de iniciado o Curso de Mestrado, expedidos por estabelecimentos oficiais ou oficialmente reconhecidos;

g) histórico escolar de graduação e de outros cursos de pós-graduação concluídos;

h) Termo de veracidade, devidamente preenchido e assinado. (clique aqui)

ATENÇÃO: Os itens “b”, “c”, “d”, “e”, “f”, “g” e “h” devem ser enviados em um único arquivo PDF. Nomear o arquivo como “documentos”

Período: 17/02/2025 a 22/02/2025

Etapa 2) Assinar a documentação no sistema SIPAC do CEFET-MG. 

A matrícula será realizada de forma on-line. Buscando a legitimidade do processo, o calouro após ter a matrícula confirmada, receberá um email com as instruções para a assinatura. O objetivo é que o calouro autentique eletronicamente a sua respectiva documentação enviada na etapa anterior.

O aluno receberá um email com as instruções para a assinatura e deve assinar até o dia 28/02/2025

Clique aqui para acessar o Tutorial de assinaturas de alunos no SIPAC

MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS

Envio para o email ppgel@cefetmg.br da seguinte documentação de matrícula:

 a) Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Especiais; (clique aqui)

 b)Diploma de graduação ou documento equivalente ou, ainda, outro documento que comprove conclusão do curso de graduação, expedidos por estabelecimentos oficiais ou oficialmente reconhecidos; ou declaração do Serviço de Registro Escolar do 3º Grau ou da Coordenação do Curso realizado pelo aluno de que esse poderá concluir o curso no prazo máximo de 02 (dois) anos

c) Histórico Escolar do curso de graduação;

d) Documento de Identidade e CPF;

e) Termo de Direitos Autorais e Cessão da Propriedade Intelectual em favor da UFSJ ou do CEFET-MG, referente aos produtos decorrentes do período de sua atuação como aluno especial no Curso, devidamente preenchido e assinado; (clique aqui)

 f) Termo de veracidade, devidamente preenchido e assinado. (clique aqui)


Período: 17/02/2025 a 22/02/2025

ATENÇÃO: Enviar todos os documentos listados acima, assinados à mão em todas as páginas, digitalizados, todos no mesmo arquivo PDF seguindo a mesma ordem da lista.