Guia do Aluno
Última modificação: Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Secretaria do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica.
Criação de email institucional:
O CEFET-MG disponibiliza um endereço de correio eletrônico institucional para discentes, no formato nome@aluno.cefetmg.br, para funcionar exclusivamente como redirecionamento de mensagens para um endereço pessoal (próprio) do discente. O serviço está disponível a partir da criação da conta institucional (Identificação Única) e a escolha de um nome para o endereço.
Para saber como escolher o nome e criar seu endereço de redirecionamento, leia as instruções em: https://www.dti.cefetmg.br/catalogo-de-servicos/correio-eletronico/endereco-de-redirecionamento-para-alunos.
Informamos que este serviço não é prestado pelo PPGEL e em caso de mais dúvidas favor consultar o DTI no endereço de email dti@cefetmg.br
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ACESSO AO SISTEMA INSTITUCIONAL SIGAA
O sistema institucional SIGAA é o ambiente que o aluno deve acessar para acompanhar os materiais referente as disciplinas, verificar as notas e receber demais comunicações dos professores.
O endereço para acessar o SIGAA é https://sig.cefetmg.br/sigaa/verTelaLogin.do
Se for o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se para criar a senha e o login.
Informamos que este serviço não é prestado pelo PPGEL e em caso de “erro” ou mais dúvidas favor consultar o DTI no endereço de email dti@cefetmg.br
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Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Última modificação: Quarta-feira, 19 de abril de 2023
O Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos foi elaborado pelos bibliotecários da instituição com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica sobre a normalização das publicações acadêmicas e técnico-científicas produzidas no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), seguindo as diretrizes protegidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Orientação para Publicações em periódicos e eventos
Todo aluno de mestrado deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:
1. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Av. Amazonas 7675, 30.510-000, Belo Horizonte – MG – Brasil.
2. Graduate Program in Electrical Engineering – Federal Center for Technological Education of Minas Gerais. – Av. Amazonas 7675, 30.510-000, Belo Horizonte – MG – Brazil.
Atenção: Para solicitar apoio para participação em Evento, a afiliação do aluno do PPGEL deve estar no formato acima.
Observação: os Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa também devem indicar a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.
Quando necessário, no meio termo, podemos aceitar outras afiliações.
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ACESSO AO LABORATÓRIO E SALA DE ESTUDO
Enviar email para labs.dee@gmail.com
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CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
O local para solicitação da Carteira de Identificação do CEFET-MG é a sala 203, no prédio 20.
O horário de atendimento é de 06h30 às 22h00, de segunda à sexta-feira.
A solicitação deve ser realizada presencialmente, e a pessoa deve portar um documento oficial com foto.
Email do setor: caa-ng@cefetmg.b
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Solicitação de Histórico ou qualquer tipo de Declarações
A solicitação deve ser feita por email à secretaria do Programa no horário de atendimento, com pelo menos dois dias úteis de antecedência.
O PRAZO PARA ENTREGA DO DOCUMENTO SOLICITADO SÃO DE DOIS DIAS ÚTEIS.
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CALENDÁRIO DO PROGRAMA
O calendário do PPGEL acompanha o calendário da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação.
Clique aqui para acessar os calendários acadêmicos.
Solicitação para marcação de Defesa de Dissertação
Preencha o formulário de Defesa de Dissertação (Requerimentos – DEFESA UNIFICADO).
OBSERVAÇÕES:
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- Enviar por email os formulários totalmente preenchidos à Secretaria do PPGEL, com 30 dias de antecedência;
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- O aluno deverá ter sido aprovado em no mínimo seis disciplinas da grade curricular do curso e na atividade Projeto de Dissertação;
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- Obter Qualificação;
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- Obter estágio em Docência, se bolsista;
- Obter dispensa do exame de Língua Estrangeira.
REQUERIMENTO PARA INCLUSÃO DE COORIENTADOR(A) EXTERNO(A) AO CORPO DOCENTE PERMANENTE DO PPGEL/UFSJ/CEFET-MG
Para solicitar a inclusão de um coorientador o aluno deve preencher o formulário de Requerimentos do PPGEL (Requerimentos – PPGEL), anexar o requerimento de coorientação e enviar tudo em um único arquivo PDF para a secretaria do PPGEL. Em seguida aluno, o orientador e o coordenador assinarão o requerimento pelo SIPAC.
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Solicitação para Dispensa de Disciplina
Preencher formulário de Requerimentos do PPGEL (Requerimentos – PPGEL), anexar históricos das disciplinas cursadas que deseja aproveitamento e entregar por email à Secretaria do PPGEL. Tudo em um único arquivo PDF
Para disciplinas cursadas fora do PPGEL, anexar o plano de ensino com ementa (documentação original carimbada e assinada da instituição de origem). Os créditos obtidos fora do âmbito do Programa serão aproveitados até o limite de metade do total de créditos mínimos exigidos em disciplinas.
Solicitação para Prorrogação do Prazo para Integralizar o Curso
Para solicitar a prorrogação do prazo para integralizar o curso, o aluno deve preencher o formulário de Requerimentos do PPGEL (Requerimentos – PPGEL), anexar um plano de trabalho com o cronograma e enviar tudo em um ´único arquivo PDF para a secretaria do PPGEL. O orientador deve estar de acordo. Em seguida aluno e orientador assinarão o requerimento pelo SIPAC.
Clique aqui para obter um modelo de plano de trabalho.
Solicitação para dispensa de Exame de Qualificação
Segundo a resolução CEP-PPGEL 002/12, está dispensado o discente que tiver artigo completo aceito em evento científico ou periódico.
Para requerer a dispensa o aluno deverá preencher formulário de Requerimentos do PPGEL (Requerimentos – PPGEL), e anexar carta de aceite ou certificado de apresentação do artigo. Enviar para o email da secretaria com todos os documentos em um único arquivo PDF.
Nos casos onde não houver publicação, o discente deverá escrever um artigo científico e submeter a uma banca examinadora designada e aprovada pelo colegiado do PPGEL. O discente deverá anexar ao seu requerimento os pareceres dos membros da banca.Enviar para o email da secretaria com todos os documentos em um único arquivo PDF.
Estudo Orientado
O mestrando pode cursar o módulo Estudo Orientado com carga horária de 60 horas semestrais para abater na carga horária obrigatória de disciplinas.
Cada aluno regular poderá realizar somente um Estudo Orientado para efeitos de obtenção do número de créditos mínimos do Curso.
Para o aluno se matricular em Estudo orientado, deve ser preenchido um requerimento (Requerimentos – PPGEL) solicitando a aprovação do Plano de estudo Orientado, anexar o referido plano e colher no encaminhamento o “De acordo” do orientador.
Clique aqui para obter o modelo de plano de trabalho do Estudo Orientado.
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Realização da atividade Projeto de Dissertação
Ao solicitar a matrícula para o segundo semestre do curso, dentro do prazo de 90 dias do início do semestre, o mestrando deve iniciar a atividade Projeto de Dissertação. Para tal, o aluno deve preencher o formulário de Requerimentos do PPGEL (Requerimentos – PPGEL), solicitando a aprovação do plano de trabalho para se matricular em Projeto de Dissertação, anexar o referido plano de trabalho com o cronograma e enviar tudo em um ´único arquivo PDF para a secretaria do PPGEL. A partir de então, o aluno deverá desenvolver o plano apresentado.
Para concluir a atividade, ao final do terceiro semestre do curso, deve ser preenchido um requerimento solicitando a conclusão do Projeto de Dissertação. No requerimento deve constar no encaminhamento o “De acordo” do respectivo orientador. Em seguida, aluno e orientador assinarão o documento pelo SIPAC.
Clique aqui para obter um modelo de plano de trabalho para Projeto de Dissertação.
Solicitação para dispensa do Teste de Língua Estrangeira
Preencher formulário de Requerimentos do PPGEL Requerimentos – PPGEL, com o certificado do teste anexado.
OBSERVAÇÕES: São aceitos os seguintes certificados
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- Cenex-FALE/UFMG para engenharias, com nota igual ou superior a 60% dos pontos;
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- Exame de Proficiência em Línguas Extrangeiras do CEFET-MG, nota igual ou superior a 60% dos pontos;
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- TOEFL-ITP, com nota igual a superior a 400 pontos;
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- TOEFL-iBT, com nota igual a superior a 15 pontos;
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- IELTS com nota igual ou superior a 6 pontos.
- Cambridge English Level Certificate in ESOL International, com nível igual ou acima de B1.
ATENÇÃO: enviar o requerimento e o certificado em um único arquivo PDF por email para a secretaria do PPGEL.
Estágio de Docência.
Para cursar o Estágio de Docência o aluno deve redigir um plano de realização da atividade conforme modelo e anexá-lo no formulário de Requerimentos do PPGEL Requerimentos – PPGEL, e enviar por email à secretaria do PPGEL. Este requerimento deve conter a autorização do orientador no espaço “encaminhamento”. Aluno e orientador assinarão o requerimento pelo SIPAC.
Para finalizar a referida atividade, o aluno deve fazer um novo requerimento solicitando consolidação da mesma constando o “De acordo” do orientador e do professor responsável pela realização do estágio.
Solicitação de Auxílio PROAP para Evento no Brasil e/ou no Exterior.
Anualmente, o PPGEL recebe uma verba que é dividida igualmente entre as instituições associadas, UFSJ e CEFET-MG. Cada coordenador é responsável por alocar os recursos entre os docentes e discentes de sua instituição. Na UFSJ, os recursos podem ser destinados tanto para docentes quanto para discentes, enquanto no CEFET-MG são alocados exclusivamente para os discentes, conforme decisão dos respectivos docentes.
Para informações sobre a disponibilidade de recursos, os docentes e discentes devem entrar em contato com as secretarias correspondentes: UFSJ (ppgel@ufsj.edu.br) ou CEFET-MG (ppgel@cefetmg.br).
O aluno pode solicitar no âmbito do PPGEL:
- Pagamento de inscrições para eventos, desde que o solicitante tenha um artigo aprovado. A solicitação é única para o mesmo artigo, sendo vedadas duas ou mais solicitações para o mesmo artigo (por parte de docente e discente).
- Hospedagem.
- Transporte.
- Alimentação (com cupons fiscais com o CPF do solicitante: não pode constar compra de bebidas alcoólicas).
O que não é financiado no PPGEL?
- Pagamento de taxas de publicação em periódicos.
- Pagamento de inscrições em eventos cuja participação do solicitante não for comprovada (procedimento que visa garantir publicações e que se traduziria no pagamento de publicações).
- Materiais de consumo e bens permanentes.
- Bebidas Alcóolicas.
1 . Como solicitar:
O discente deve encaminhar o formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado no “SOU GOV”, juntamente com os seguintes anexos:
- ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO
- Folder do Evento.
- Artigo Aprovado (1ª página).
- Carta de Aceite.
Esses documentos devem ser enviados para o email do PPGEL do CEFET-MG ppgel@cefetmg.br em um único arquivo PDF.
QUANDO E COMO É FEITA A TRANSFERÊNCIA? O PROAP é recebido por meio de um cartão pesquisador, emitido pela CAPES em nome do coordenador da UFSJ, que é responsável pela prestação de contas. Para evitar problemas, como a aquisição de itens não permitidos em notas fiscais ou a falta de comprovação integral dos recursos liberados, a opção adotada é realizar os pagamentos por meio de ressarcimento, após a devida prestação de contas. Essa prática garante maior controle e conformidade na utilização dos recursos.
2. Prestação de Contas:
Prazo: Até 15 dias após a finalização do evento ou atividade, siga os passos abaixo:
Passo 1: Obtenha o certificado de participação no evento (1º documento).
Passo 2: Caso tenha apresentado trabalho, obtenha também o certificado de apresentação no evento (2º documento).
Passo 3: Comprove as despesas:
- a) Hospedagem: Apresente a nota fiscal com seu CPF e nome (3º documento).
- b) Transporte aéreo: Apresente a nota fiscal com seu CPF e nome (4º documento) e os tíquetes de embarque com seu nome (5º documento).
- c) Transporte terrestre: Apresente os tíquetes de embarque com seu CPF e nome (6º documento).
- d) Alimentação/mercado: Apresente o cupom fiscal com seu CPF, observando que não podem constar bebidas alcoólicas (7º documento).
Passo 4: Some todas as despesas financiáveis (Passo 3), preencha e assine o ANEXO 3 – DECLARAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS , detalhando todas as despesas e anexando os documentos correspondentes (8º documento).
Passo 5: Preencha e assine o ANEXO 2 – FORMULÁRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, incluindo o valor total das despesas somadas no Passo 3.
Passo 6: Encaminhe todos os documentos à secretaria do PPGEL do CEFET-MG.
OBSERVAÇÕES:
- Formulários e Declaração devem ser devidamente assinados no “SOU GOV”.
- Extrato de conta ou de cartão não comprova despesa.
Atestado de frequência de bolsista
O atestado deverá ser entregue todo mês à Secretaria do PPGEL com a assinatura do aluno e do seu Orientador.
Atestado de frequência de bolsistas:
- CEFET-MG (clique aqui),
- CAPES (clique aqui),
- FAPEMIG (clique aqui).
Procedimentos pós defesa de dissertação
1 – Enviar para o email da secretaria (ppgel@cefetmg.br):
a) O Título do trabalho, resumo e as palavras chaves, tudo em inglês e português (arquivo word).
b) A dissertação com as correções solicitadas pela banca.
2 – Solicitar na biblioteca a ficha catalográfica (arquivo PDF) para adicionar à versão final. Solicitar a ficha pelo email bib-ng@cefetmg.br
3 – Em seguida, você e o orientador devem fazer o passo a passo conforme os links:
Aluno:
Orientador:
3 –Solicitação do diploma do Mestrado:
Contactar o CRA-NG.
Email: (cra-ng@cefetmg.br):
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Av. Amazonas 7675 – Nova Gameleira – Belo Horizonte – MG – Brasil
Cep: 30.510-000 – Telefone: +55 (31) 3319-6736 Telefax: +55 (31) 3319-6736
Email: ppgel@cefetmg.br